terça-feira, 26 de novembro de 2013

O Boticário é “Empresa do Ano” de 2013!

Este ano, O Grupo Boticário foi eleito pela terceira vez consecutiva a Empresa do Ano no Prêmio Atualidade Cosmética e sua marca premium Make B. foi destaque pela quarta vez na categoria maquiagem. Fizeram parte do corpo de jurados leitores da Cusman Editora e especialistas do mercado de perfumaria e cosméticos.
Diferenciais como inovação no ponto de venda, sucesso na atuação em venda direta, bom relacionamento com os franqueados e a inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário fizeram a unidade de negócio se destacar.  A combinação desses movimentos da marca evidencia que, mesmo ocupando uma posição privilegiada no setor, o que inclui o status de maior rede de franquias do Brasil, O Boticário mantém o ritmo intenso de crescimento e inovação.
O reconhecimento foi entregue à diretora executiva de O Boticário, Andrea Mota, que destacou a competência e o carinho das pessoas que trabalham para construir a história de sucesso da marca. Além de “Empresa do Ano”, a unidade de negócio venceu nas categorias “Coleção de Maquiagem”, com Make B. Black Crystal, e “Perfumaria Latino-Americana Masculina”, com Coffee Man Passione.



Diego Lima,

24 anos - Estudante de Marketing.

Universidade Castelo Branco - RJ.




Quem disse, Berenice?

Quem disse que olho preto só pode à noite? Ou que as unhas do pé e da mão precisam ser pintadas da mesma cor? Quem disse que beleza tem que ter tantas regras? quem disse, berenice? veio para questionar e ampliar os conceitos sobre maquiagem. A marca inspira as mulheres a serem livres para se sentirem mais bonitas e experimentarem diferentes possibilidades de produtos até encontrarem o que mais combina com elas.

A unidade de negócio do Grupo Boticário chegou ao mercado em agosto de 2012, com um portfólio colorido, pra lá de completo, com mais de 500 produtos de diversas cores, texturas e fragrâncias.
quem disse, berenice? oferece opções acessíveis para a diversidade feminina expressa em todas as idades e classes sociais. As consumidoras da marca são mulheres que gostam de provar novas combinações. Bom humor, irreverência e originalidade são os valores que traduzem a proposta da unidade de negócio.​​​​​​​​​​​​​​
A marca está expandindo sua presença no Brasil com a abertura de lojas em diversas partes do país e também atende todos os brasileiros pelo e-commerce

Acesse o Facebook de quem disse, berenice? Aqui!


Roberta Macedo,

29 anos - Estudante de Marketing.

Universidade Castelo Branco - RJ.


terça-feira, 12 de novembro de 2013

Boticário de porta em porta

Pense um pouco: o que existe em comum entre o crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho, seu consequente aumento de renda, o crescimento da classe C e a tendência das pessoas aproveitarem as conveniências dos canais de venda em função da vida corrida?
A resposta é: oportunidades para ótimas estratégias de marketing.
E o Grupo Boticário, enxergou isso, e lançou o Eudora. Entrando assim assim no mercado de vendas diretas, além de manter suas franquias, é claro.

Atualmente, o Boticário é uma das maiores redes de cosméticos do mundo, somando 2.840 lojas no Brasil, em outros dez países da América Latina, da África e nos Estados Unidos. O faturamento, em 2009, foi de R$ 3,5 bilhões – um aumento de 25% em relação ao ano anterior -, mas existe ainda muito mercado para desbravar.
É exatamente este o objetivo com Eudora. Fazer através das vendas diretas, um território bem trabalhado por empresas como Avon e Natura. Esse canal é o segundo que mais cresce no Brasil (39%, de 2007 a 2009), atrás apenas das franquias (63% no mesmo período) e quase o dobro do varejo tradicional (20%). Além disso, abre-se a possibilidade de oferecer mais produtos no catálogo, como roupas, bolsas e óculos escuros.
Outra grande sacada do Boticário foi aproveitar a base comercial já existente para construir o projeto: os franqueados estão diretamente envolvidos no projeto, sendo que as funcionárias das franquias podem atuar como consultoras de vendas. Dessa forma, a empresa pode utilizar todo o conhecimento sobre peculiaridades regionais dos franqueados e não correrá o risco de criar concorrência predatória entre seus próprios modelos de venda.
A inspiração para o modelo das vendas diretas veio da experiência de cerca de 300 franqueados (são 960 no total) em pequenas cidades do interior. O que ocorria é que as funcionárias de diversas franquias visitavam cidades vizinhas, onde não era viável manter uma loja, recolhiam pedidos e entregavam os produtos aos consumidores. E isso mostrou uma enorme potencialidade.
O maior objetivo deste projeto, foi atingir o principal público-alvo da venda por catálogos: a classe C.
A conquista desta classe, começou no fim de 2008, quando o Boticário lançou os primeiros produtos voltados a esse público – a linha de produtos de corpo e banho Cuide-se Bem e a de maquiagem Intense, com preços até 50 % menores do que os produtos tradicionais. E nesse pouco tempo, essas linhas já representam 10% do faturamento da empresa.
Hoje, Eudora tem como principais concorrentes: Natura, AVON e Jequiti (Grupo Silvio Santos). Mas as perspectivas para que a marca alcance a liderança são boas!!


Diego Lima,

24 anos - Estudante de Marketing.

Universidade Castelo Branco - RJ.


Beleza é o que a gente faz!

Grupo Boticário quer ser referência no mercado de beleza. Por isso, mais que produzir perfumes, cremes e maquiagens, conduz seus negócios com o propósito de construir um mundo mais belo para todos. Consolidado como Grupo em 2010, começou sua trajetória em 1977, com O Boticário, hoje uma de suas unidades de negócio. Mais de três décadas depois, sua vocação empreendedora levou a empresa a criar outras três unidades: Eudoraquem disse, Berenice?; e The Beauty Box. Desde 1990, a organização mantém, ainda, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição sem fins lucrativos que tem atuação focada na conservação da beleza natural.
O Grupo acredita nas diversas formas de expressão da beleza e a sustentabilidade é uma delas. Por isso, aumenta e fortalece os elos de sua cadeia de valor a cada ano. São mais de 5.700 colaboradores, 900 franqueados, além de consultoras, representantes e fornecedores que compõem uma grande rede colaborativa. Juntos e inspirados por uma única essência, esses públicos sonham e trabalham para transformar a realidade.


Leila Lopes,

31 anos - Estudante de Marketing.

Universidade Castelo Branco - RJ.




segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A Marca Boticário.

A marca do Grupo Boticário representa a origem do negócio, os valores de sua cultura organizacional e o ​orgulho de empreender sempre. A natureza foi uma das fontes de inspiração para o desenho da marca, que ganhou formas espiraladas e leves. O movimento dos traços demonstra a constante evolução. Já a entrada de luz e as letras minúsculas representam a clareza e a proximidade de nossas relações com todos os públicos. A fonte moderna mostra a contínua busca por inovação, enquanto a singularidade da logo se expressa pelo desenho diferenciado das letras “g” e do acento no “a”.


Conheça a História do Grupo Boticário


Diego Lima,

24 anos - Estudante de Marketing.

Universidade Castelo Branco - RJ.